Por Renato Rocha
Nesta data tão importante e significativa para todos nós DJ’s, me sinto muito honrado, como o 1º DJ profissional na história da Rádio União, a descrever um pouco sobre essa comemoração.

Para maioria dos DJs de todo o mundo, o dia 09/03 é apenas uma data em que eles são os homenageados, sem tirar o seu mérito é claro, afinal sem a nossa maestria nas pickups, a magia pela escolha do ritmo que embalam as pistas de dança não existiria. Mas, na realidade esse dia tem um significado ainda mais especial, nobre e por muitas vezes, esquecido: o de doar, de ajudar quem mais precisa, através da música.
Origem do Dia Mundial do DJ
O World DJ Day(Dia Mundial do DJ), é celebrado desde 2002, e foi criado pela iniciativa de duas instituições de caridade: World DJ Fund Foundation e a Nordoff Robbins Music Therapy, que se utiliza da música para tratar as pessoas enfermas. Inicialmente o objetivo da data, além de homenagear os profissionais DJ’s, também era de arrecadar recursos para ajudar instituições que auxiliam adultos e crianças doentes, em nome de toda a indústria internacional de discotecas.
Como surgiu o termo DJ?
O termo Disk Jockey se originou em 1935. Trata-se da junção de Disc (o vinil, claro) com Jockey (operador de uma máquina ou equipamento) e foi criado pelo americano apresentador de rádio Walter Winchell para anunciar a entrada de Martin Block, que ganhou fama por transmitir música popular tocando em discos para os ouvintes.
Quem foi o primeiro DJ do mundo?
O jamaicano Kool Herc, é considerado o primeiro DJ do Mundo. Foi ele que desenvolveu as técnicas dos famosos “sond systems” de Kingston. Organizando festas nas praças no bairro do Bronx em Nova Iorque , ele não se limitava a tocar discos, mas usava aparelhos de mixagem para construir novas músicas.
Aqui no Brasil, em 1958, já tínhamos nosso representante: Osvaldo Pereira,

conhecido como primeiro DJ brasileiro, começou visionariamente a discotecar em festas paulistanas. Entre as mulheres Sônia Abreu, que iniciou sua carreira em 1964, é considerada a primeira DJ mulher do Brasil.

Os DJ’s se popularizaram pelo mundo a partir da década de 1970, com o crescente aumento das discotecas. Atualmente os DJs contemporâneos tocam desde o vinil aos modernos equipamentos digitais e independentemente do meio que eles usam, o termo disc jockey ainda se aplica.
No Brasil, os DJ’s seguem no aguardo de aprovação da PLC 138/2018 para regulamentação da profissão de Disc Jockey (DJ) profissional.
Vale lembrar também, que desde março de 2014, foi instituído o dia 09 de Março como o Dia Estadual do DJ, data comemorativa que entrou para o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul. Projeto de lei de autoria da deputada Juliana Brizola (PDT-RS)
Data essa, que será celebrada neste domingo 12 de março, na cidade de Canoas a partir das 15h, no parque Eduardo Gomes(Parcão de Canoas) com entrada gratuita. O evento terá a apresentação de diversos DJs de vários estilos musicais. A realização é da Associação Gaúcha de DJ’s(Agadjs).
Obrigado a nossa Rádio União pelo grande apoio.
Parabéns Dee Jays!

Segue a nossa trilha sonora!