Bob Dylan pede desculpas por livros com ‘autógrafos’ feitos por máquinas

Bob Dylan pediu desculpas aos fãs após polêmica com cópias “autografadas” do livro A Filosofia da Canção Moderna. Uma das versões disponíveis da obra custava US$599, cerca de R$3,2 mil, com a seguinte promessa: “Peça uma cópia exclusiva com garantia de assinatura pessoal de Bob Dylan”.

Compradores, no entanto, verificaram que assinatura não foi feita por Dylan, mas por uma máquina automática. “Estou ciente da controvérsia sobre as assinaturas em alguns dos meus prints de arte e na edição limitada de A Filosofia da Canção Moderna,” Bob afirmou nas redes sociais. “Eu sempre assinei minha arte durante os anos, e isso nunca foi um problema.”

“Entretanto, em 2019, tive um caso de vertigem e isso continuou durante a pandemia. É necessária uma equipe de cinco pessoas para me ajudar durante as sessões de autógrafos. Não conseguimos encontrar um modo seguro para completar o que precisava enquanto o vírus avançava. Durante a pandemia era impossível assinar qualquer coisa, e a vertigem não ajudava,” continuou.

“Com os prazos contratuais, a ideia de usar uma máquina foi sugerida, assim como a segurança de que isso é feito ‘o tempo todo’ no mundo literário e das artes,” completou o músico. 

Ver mais novidades