Um baque enorme para a música na manhã desta ultima quinta-feira (8): a legendária Céline Dion revelou estar tratando de uma rara e incurável doença neurológica, a “Síndrome da Pessoa Rígida”, o que a obrigou a cancelar todos os shows da agenda de 2023, para tristeza de seus fãs.
Em vídeos em inglês e francês postados em suas redes sociais, a cantora conta que descobriu a doença há pouco tempo e tem sofrido de espasmos musculares descontrolados e intensos. Por hora, a agenda está adiada para 2024, mas ainda assim é incerta.
A SPS (ou síndrome de stiff-person) é um distúrbio raro e autoimune, sendo caracterizado por “rigidez muscular flutuante no tronco e membros e uma sensibilidade aumentada a estímulos como ruído, toque e sofrimento emocional, que podem desencadear espasmos musculares. Posturas anormais, muitas vezes encurvadas e enrijecidas, são características do distúrbio”.
A doença também se caracteriza por incapacitar o portador de andar ou se mover e ainda “temer sair de casa porque os ruídos da rua, como o som de uma buzina, podem desencadear espasmos e quedas”. O Instituto também afirma que o distúrbio afeta duas vezes mais mulheres do que homens e a ciência ainda não sabe o porquê disto.
Há a expectativa de que Céline possa retornar aos palcos no final de agosto de 2023, já que os shows europeus de 26 de agosto a 4 de outubro do mesmo ano ainda permanecem na programação disponível em seu site. No entanto, tudo ainda é incerto e resta aos fãs torcer para que a voz única de “Immortality” e “I’m Alive” volte logo a plena.