Um dos maiores grupos de rock britânicos de todos os tempos, comemora 60 anos de estrada e “travessuras” em 2023. Formado em 1963 em Muswell Hill, norte de Londres, pelos irmãos Ray e Dave Davies, junto de Pete Quaife, e Mick Avory, o The Kinks foi um dos grandes expoentes da “invasão britânica“, trazendo um Rock agressívo, ácido e atuações que, nos bastidores, guardaram histórias saborosas e um tanto atrevidas, como cortar fios e desrregular caixas de som por divertimento.
E nesta história de influencias e números enormes de vendas de discos e semanas nas paradas, a banda prepara-se para uma enorme celebração. O projeto “Kinks 60“, uma antologia completa da história do quarteto, será uma celebração dividida em duas partes que ilustram a jornada musical do grupo, confirmando sua importância vital para a música. A primeira parte: “The Journey – Part 1”, será lançada pela BMG já no mês que vem, dia 24.
As músicas da compilação “The Journey – Part 1 (1964-1975)” foram escolhidas a dedo por Ray, Dave e Mick, com curadoria de acordo com temas inspirados nas aventuras vividas desde 1963. Apresentando sucessos como “You Really Got Me”, “Waterloo Sunset”, “All Day And All Of The Night”, “Celluloid Heroes”, “Supersonic Rocket Ship”, “Dead End Street” e “Death Of a Clown”, incluindo um trabalho de remasterização das fontes de áudio originais.
Já o “The Journey – Part 2” será lançado ainda este ano, mas por enquanto a banda não divulgou mais informações sobre e nem mesmo a data de lançamento. E você que curte Rock e história, ainda haverá uma série de eventos e atividades globais também vão acontecer ao longo de 2023 e 2024 para marcar o 60 anos desta legenda que influenciou o Punk e trouxe um pouco mais de agressividade ao Rock.