Sá & Guarabyra anunciaram a dissolução da dupla em comunicado postado nas redes sociais na tarde deste sábado, 26 de abril. Em cena como dupla desde 1974 mas juntos na música desde 1971 como integrantes do trio Sá, Rodrix & Guarabyra, os artistas atribuem a separação a “causas naturais” e enfatizam que a decisão de dissolver a dupla aconteceu de forma espontânea, sem a existência de “questões discordantes”. Brigas, em bom português.
“O fato de morarmos há bastante tempo em cidades e estados diferentes acabou por nos fazer criar raízes diversas com outros parceiros mais frequentes e próximos”, justifica a dupla. A separação acontece após 53 anos de carreira, se contabilizado o tempo do trio com Zé Rodrix (1947 – 2009). Antes de se separar, a dupla fará, entre 31 de maio e 25 de setembro, os quatro shows já assumidos em agenda que inclui apresentações em São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte (MG) e Itajaí (SC).

Em trio com Rodrix ou em dupla, o carioca Luiz Carlos Pereira de Sá e o baiano Guttemberg Nery Guarabyra são expoentes de um gênero musical rotulado como Rock Rural. Iniciada em 1974 com a edição do álbum “Nunca“, a discografia da dupla atingiu pico de popularidade três anos depois com o lançamento do álbum “Pirão de peixe com pimenta” (1977), cujo repertório destacou a canção “Sobradinho” e a gravação original de “Espanhola“, parceria de Guarabyra com Flávio Venturini, que regravou a balada com mais sucesso em 1982.
Sá & Guarabyra tiveram participação relevante na trilha sonora da novela “Roque Santeiro” (1985 / 1986), como autores e intérpretes do tema-título “Roque Santeiro” e da música “Verdades e mentiras“, além de serem os compositores de “Dona“, balada propagada nacionalmente na gravação do Roupa Nova.
Cinco anos depois, a dupla brilhou na trilha sonora da novela “Pantanal” (1990) com a música “Estrela natureza“, um dos temas principais da épica saga rural do novelista Benedito Ruy Barbosa.