O lendário David Coverdale, líder do Whitesnake, anunciou oficialmente sua aposentadoria. O roqueiro britânico de 74 anos, famoso por suas passagens icônicas pelo Deep Purple e pelo Whitesnake, confirmou o fim de sua carreira de cinco décadas em uma mensagem de vídeo direta, compartilhada nesta quinta-feira (13).
No vídeo, Coverdale se dirigiu diretamente aos fãs com sua voz característica, embora em um tom de despedida. “Senhoras e senhores, irmãos e irmãs da ‘Snake’, um anúncio especial para vocês”, iniciou ele. “Após mais de 50 anos de uma jornada incrível com vocês, com o Deep Purple, com o Whitesnake, com Jimmy Page… ficou muito evidente para mim que é realmente hora de eu pendurar meus sapatos de plataforma do Rock and Roll e minhas calças justas (…) Mas é hora de eu encerrar… É realmente hora de eu aproveitar minha aposentadoria. E espero que vocês possam apreciar isso. Mais uma vez, eu amo vocês de todo o coração. Fiquem bem.”
A decisão de Coverdale, embora abrupta, finaliza anos de especulação e uma longa batalha contra problemas de saúde. Inicialmente, o Whitesnake tentou lançar uma grande turnê de despedida em 2022. No entanto, a banda cancelou abruptamente as datas cruciais na América do Norte e na Europa. Na época, a justificativa foi o “tratamento contínuo de Coverdale para uma infecção respiratória superior persistente”.
Nos anos seguintes, a situação se complicou. Em 2023, o próprio vocalista confirmou que, além de uma infecção sinusal severa que durou sete meses, ele sofreu uma queda. Consequentemente, ele teve que lidar com dois manguitos rotadores rompidos e uma artrite debilitante. “A última coisa que eu quero fazer é sair em turnê e ter que fazer o que aconteceu no ano passado, que foi voltar para casa com o rabo entre as pernas. Foi de partir o coração”, disse ele em uma entrevista na época.
Na verdade, Coverdale já planejava parar há algum tempo, mas as circunstâncias o impediram. “Eu queria me aposentar em 2020”, ele admitiu. “Achei que a idade apropriada para o cantor do Whitesnake deixar o cargo era 69. Mas, claro, a maldita COVID apareceu [e arruinou esses planos].”
A turnê de 2022, que chegou a acontecer na Europa e marcou a estreia da baixista Tanya O’Callaghan, acabou sendo a última. Agora, com este anúncio, Coverdale encerra oficialmente um dos capítulos mais icônicos da história do Hard Rock.




