O Hall da Fama dos Compositores anunciou nessa terça-feira (10) que o lendário John Fogerty receberá o prestigioso Prêmio Johnny Mercer em 2026. A homenagem será entregue durante a cerimônia de posse e premiação no dia 11 de junho, no Hotel Marriott Marquis, em Nova York.
O Prêmio Johnny Mercer representa o mais alto reconhecimento que a organização pode conceder, reservado a compositores já homenageados cujos catálogos deixaram uma marca indelével na história da música. Fogerty, que entrou para o Hall da Fama dos Compositores em 2005, agora se junta à seleta lista de artistas reconhecidos neste nível.
O presidente do Hall da Fama dos Compositores, o também lendário Nile Rodgers (Chic), compartilhou uma declaração pessoal sobre o impacto de Fogerty: “A primeira vez que ouvi Creedence Clearwater Revival, eu era apenas um estudante do ensino médio. Foi também a primeira vez que ouvi a voz de John Fogerty, uma das mais distintas de todos os tempos. Seu estilo de composição é a maestria do rock and roll. Ele merece este prêmio tanto quanto qualquer um que já o recebeu ou que o receberá no futuro. Meus parabéns a John Fogerty.”
A reputação de Fogerty foi construída por meio de seu trabalho como compositor, cantor, guitarrista principal, arranjador e produtor do Creedence Clearwater Revival, criando alguns dos hinos mais reconhecidos do rock americano. E além do Creedence Clearwater Revival, Fogerty construiu uma extensa carreira solo, lançando 11 álbuns de estúdio. Entre eles estão Centerfield, Blue Moon Swamp, The Blue Ridge Rangers, Revival e The Blue Ridge Rangers Rides Again.
Em 2021, ele retornou com sua primeira canção original em oito anos, “Weeping In The Promised Land”, descrita como uma reflexão com influência gospel sobre o clima social e político. E no ano passado, tendo retomado o direito de uso de sua obra escrita junto ao CCR, lançou o projeto “Legacy” junto dos filhos, relendo os grandes sucessos da banda que marcou o Rock no fim dos anos 1960.




