Beatles: Carta de John Lennon à Paul McCartney vai a leilão

Que John Lennon e Paul McCartney tiveram a longa e produtiva amizade abalada depois dos Beatles, isso é mais do conhecido, mas detalhes e pormenores deste conflito que impactou o mundo da musica sempre enriquecem mais esta história com nuances pesadas. E entre tantas delas, uma carta raivosa escrita por Lennon para McCartney tem uma caminho valioso: ela está para ir a leião brevemente.

A carta foi originalmente escrita e publicada um ano depois do fim da banda, em 1971, na revista Melody Maker, como uma resposta do ex-Beatle a entrevista dada por Paul à mesma revista. A carta está avaliada em 30 mil dólares (aproximadamente 155 mil reais) e contém três páginas datilografadas por Lennon.

Paul McCartney havia reclamado em sua entrevista sobre as finanças dos Beatles quando a banda acabou. O baixista também queria que o momento da dissolução tivesse sido diferente, além de acusar Lennon de copiar com Yoko o que ele fazia com Linda. Paul elogiou “Imagine”, mas também disse não gostar dos outros discos lançados pelo então amigo e parceiro de crimes, além de colocar a culpa do fim dos Beatles em John.

Já na valiosa carta de John Lennon, ele da satisfações e explica como foram feitas as divisões, além de questões de impostos. Lennon ainda acusa o colega de virar George e Ringo contra ele e de tê-los levado aos tribunais. Uma carta agressiva e que promove uma guerra de versões, ambos certos e errados ao mesmo tempo.

Ver mais novidades