Clara Nunes ganhará fotobiografia que celebra legado; lançamento é em março

A cantora Clara Nunes (1942-1983) terá sua trajetória celebrada a partir de uma obra inédita, que chega às livrarias em março. “Clara, Uma Fotobiografia” é fruto de uma parceria entre as editoras Numa e PUC-Rio e tem organização do professor, pesquisador e gestor cultural Julio Diniz.

Ele também assina um dos textos que tratam de dimensionar a importância da artista mineira, acompanhado por ensaios de Rodrigo Alzuguir (pesquisador e especialista em música brasileira), Giovanna Dealtry (doutora em letras e autora de “Clara Nunes – Guerreira“), Aza Njeri (doutora em Literaturas Africanas), Luiza Marcier (estilista e designer) e Rodrigo Faour (jornalista e historiador da música brasileira).

Há fotografias de Wilton Montenegro, Thereza Eugênia e Ricardo Beliel, além de registros até então presentes apenas em acervos de publicações como o Jornal do Brasil, Correio da Manhã e Estado de Minas. Imagens restritas ao Museu da Imagem e do Som (MIS) e ao Instituto Moreira Sales também compõem o arco visual. São esperados ainda para a obra depoimentos de Maria Bethânia, Marisa Monte, João Bosco e Dori Caymmi, que assumem a missão de lançar luz sobre a permanência da figura de Clara na música brasileira.

“Este é um tributo a uma das maiores cantoras da história da música popular brasileira. Optamos por uma fotobiografia de Clara Nunes, já que vários pesquisadores, escritores, jornalistas e apaixonados por essa tecelã da voz se debruçaram ao longo dos anos sobre a vida e a obra de Clara, publicando ensaios, reportagens e obras de referência. As fotos que selecionamos são acompanhadas por textos que ajudam a entender a trajetória de Clara, tanto biográfica quanto artística, suas opções estéticas, crenças e valores”, explica Diniz.

No fim de 2023, ano que marcou quatro décadas de seu precoce falecimento, uma exposição com peças de seu acervo pessoal também foi organizada no Museu da Moda, em Belo Horizonte. Intitulada “Eu Sou a Tal Mineira”, a mostra fica em cartaz até 15 de dezembro de 2025, com visitação gratuita de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h. Não é necessário se inscrever antes ou fazer a retirada de ingressos.

Ver mais novidades