Compositor de temas imortais, Burt Bacharach morre aos 94 anos

Um dos mais reconhecidos compositores da musica internacional silenciou-se para sempre. Dono de melodias inesquecíveis como “I Say a Little Prayer” e “Raindrops Keep Falling On My HeadBurt Bacharach morreu nesta quinta-feira (9). A notícia foi dada pela agente do compositor, Tina Brausam, e causa da morte não foi confirmada. Ele tinha 94 anos.

Desde o começo dos anos 60, as composições de Bacharach conquistaram grandes nomes da música americana, como Dione Warwick e B.J. Thomas. Ele se dizia “em busca de um pop perfeito” e unia a classe da música sinfônica do final do século 19 com a orquestração pop moderna. Também se somam a tantos hits de Burt a bela “This Guy’s in Love With You“, cantada por Herb Alpert em 1968, e “(They Long to Be) Close to You“, um dos primeiros hits da carreira dos Carpenters.

Na prateleira de prêmios, Bacharach guardava três estatuetas no Oscar: “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Música Original” em 1982 (por “Arthur, o Milionário Sedutor“) e “Melhor Trilha Sonora” em 1970 (por “Butch e Cassidy“). Já no Grammy, foram 21 indicações e seis prêmios, sendo os mais recentes os de “Álbum de Pop Instrumental“, em 2006; e um prêmio especial pelo conjunto da obra, em 2008.

O último grande colaborador foi Elvis Costello, com quem escreveu e fez shows. A parceria com o cantor inglês começou nos anos 90, com várias músicas incluídas em um box de discos chamado “The Songs of Bacharach & Costello“, lançado em 2023. Curiosamente, Burt não era muito afeito a se apresentar no palco, mas ainda assim teve algunas passagens pelos holofotes cantando suas composições.

O músico foi casado quatro vezes. Ele deixa a esposa Jane Hansen e dois filhos, Oliver e Raleigh.

Ver mais novidades