Compositor de trilhas para Star Wars, Harry Potter e mais, John Williams anuncia ideia de se aposentar

Pense só com a gente: o que seria de clássicos do cinema como “Jurassic Park“, “Star Wars” e “Harry Potter” sem a batuta de John Williams? O talento e a sensibilidade do maestro e compositor é algo raro na indústria e sua percepção praticamente marcou estes e outros clássicos da telona com arranjos marcantes e inimitáveis no estilo e intensidade.

Mas, como todo bom “funcionário” da música, Williams pode estar perto de se aposentar. Em entrevista à Associated Press, o compositor favorito de Steven Spielberg, hoje com 90 anos, revelou que talvez retire-se de cena quando finalizar a trilha de “Indiana Jones 5“, novo filme da franquia do professor de arqueologia favorito de todos e que tem previsão de estreia para junho de 2023.

E um detalhe: o filme marca também a despedida de Harrison Ford do personagem que o marcou entre os anos 1980, 1990 e 2000, e a ideia parece ter cativado Williams. “Harrison, que é bem mais jovem que eu, anunciou que este seria o seu último filme, então pensei, ‘Se ele pode fazer, talvez eu possa também’. Hoje em dia, dedicar seis meses da minha vida a um filme é um comprometimento longo”, disse o compositor.

Mas calma, não se desespere quem pensa que Williams vai largar de vez a batuta. Ele ainda estará envolvido com a música, pois ele tem trabalhado em um concerto de piano para Emanuel Ax. Em maio passado, John lançou o álbum “A Gathering of Friends” em parceria com a Orquestra Filarmônica de Nova York e o violoncelista Yo-Yo Ma, apresentando versões reimaginadas das trilhas de “A Lista de Schindler (1993)“, “Lincoln (2012)” e “Munique (2005)“.

A carreira de John Williams é vastamente premiada, e não poderia ser para menos: o compositor venceu cinco Oscars pelas trilhas de “A Lista de Schindler (1992)“, “Um Violinista no Telhado (1971)“, “Tubarão (1975)“, “Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)” e “E.T. o Extraterrestre (1982)“, sem contar que falar de Steven Spielberg é, simbioticamente, falar de Williams, sempre pronto a ter uma trilha para casar com as obras do lendário cineasta.

E se você lembra de alguma, dá um play e recorde alguns dos trabalhos de Williams para o cinema:

Ver mais novidades