Daft Punk anuncia fim das atividades após 28 anos

Uma notícia bem triste para começar a semana. O duo Daft Punk, responsável por algumas das canções mais influentes de todos os tempos, anunciou sua aposentadoria após quase 30 anos de atividade. Mesmo sem mostrar muito os rostinhos, esta dupla misteriosa deu muito o que falar no universo da música.

A notícia chegou em um vídeo bem ao estilo enigmático e foi publicado no canal oficial do Youtube. Com o nome de Epilogue, o vídeo traz os músicos franceses Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, vestidos com seus trajes icônicos de robô. Nas cenas em tom bem melancólico, eles aparecem no deserto caminhando e se olhando, e logo depois um deles acaba desaparecendo.

Confirmada pela assessoria da banda, a separação logo foi notícia na rede BBC. A história do Daft Punk começou em Paris no início da década de 1990. Foi logo nos primeiros singles que a dupla trouxe à tona o estilo house underground até as paradas de sucesso. Ao longo de 28 anos, o mundo se divertiu com grandes hits como “One More Time”, “Da Funk” e “Around The World”.

Logo no álbum de estreia, Homework (1997), eles já se consolidaram como um dos mais importantes nomes na cena musical. Até hoje o disco é considerado um marco na música dance. Já em 2013, o sucesso mundial se repetiu com o megahit “Get Lucky”, uma produção que envolveu Pharrell Williams e Nile Rodgers.

E o resultado não poderia ser diferente. O disco Random Access Memories (2012), seria o último a ser lançado pelo duo e os levaram até outro patamar. Chegaram definitivamente ao mainstream e alavancaram outros sucessos como “Lose Yourself To Dance” e “Instant Crush”, esta última com a participação do vocalista do Strokes, Julian Casablancas. Levaram o prêmio de melhor álbum do ano no Grammy Awards de 2014.

Sem nenhum trabalho lançado desde então, a dupla robô apareceu somente em participações, como nas colaborações de sucesso com o canadense The Weeknd em 2016. Novamente emplacaram dois hits com o cantor: “Starboy” e “I Feel It Coming”, inclusive participando dos videoclipes.

Apesar de muito tímidos em aparecer publicamente nas premiações, o Daft Punk esteve no imaginário de qualquer amante da música das últimas décadas. Impossível pensar em como seria a música eletrônica sem a contribuição destes dois artistas franceses. Deixaram um legado riquíssimo, sem dúvida.

Confira o vídeo de despedida publicado pelo duo em seu canal no Youtube:

Ver mais novidades