Estudo aponta: aprender música pode turbinar sua concentração

Aprender música pode ser mais do que uma atividade artística, pode ser um treino poderoso para o cérebro. Um novo estudo do Instituto McGovern de Pesquisa Cerebral do MIT, nos EUA, revelou que músicos têm uma capacidade maior de foco e concentração, conseguindo filtrar ruídos e se concentrar melhor nos sons que realmente importam.

A pesquisa indica que o aprendizado musical fortalece mecanismos neurais que ajudam o cérebro a amplificar os sons de interesse e suprimir distrações. Em outras palavras, tocar um instrumento ou estudar música pode aprimorar o “filtro mental” que nos permite manter a atenção em meio ao barulho, algo útil tanto no palco quanto em situações cotidianas.

Nos experimentos, participantes com e sem formação musical ouviram duas melodias simultâneas enquanto tinham o cérebro monitorado por imagens de ressonância magnética. O resultado foi claro: quanto maior a experiência musical, maior a precisão para isolar uma das melodias e ignorar a outra.

“Este estudo revela os mecanismos cerebrais que permitem ouvir e priorizar múltiplos sons ao mesmo tempo”, diz um dos pesquisares na matéria publicada pela revista Science Advances. Em uma nova fase, essa pesquisa vai explorar como o treinamento musical afeta a cognição.

Ver mais novidades