Os antigos companheiros de banda de Sting no The Police estão levando o vocalista à justiça em uma disputa milionária. O guitarrista Andy Summers e o baterista Stewart Copeland entraram com uma ação no Tribunal Superior de Londres, alegando que perderam milhões de libras em royalties ao longo dos anos.
De acordo com o jornal The Sun, os advogados tentaram várias vezes chegar a um acordo extrajudicial, mas sem sucesso. Agora, Sting, citado pelo seu nome real, Gordon Matthew Sumner, e sua empresa, Magnetic Publishing Limited, aparecem como réus no processo. A disputa gira em torno dos direitos de composição de clássicos da banda, em especial “Every Breath You Take”, single que segue gerando cerca de £ 550 mil por ano em royalties para Sting, sem incluir créditos para Summers e Copeland.
Formado em 1977, o The Police alcançou fama mundial com o álbum “Reggatta de Blanc” e conquistou cinco singles nº 1 no Reino Unido, além do topo das paradas nos EUA com “Every Breath You Take”. Após o fim oficial da banda em 1986, eles retornaram apenas para uma turnê de reunião em 2007-2008, que arrecadou cerca de £ 292 milhões em 151 shows ao redor do mundo.