Gorillaz prepara box especial para celebrar os 20 anos do primeiro disco

Pois é, 2001 parece que foi ontem, mas numa conta simples já são 20 anos passados. Três anos antes, em um belo dia, o vocalista do Blur, Damon Albarn, juntou forças com o artista visual Jamie Hewlett para um projeto mais experimental do que algo oficial em si. E nessa brincadeira com cara de “paralela” nasceu uma das mais marcantes passagens da música da década de 2000: Gorillaz.

Juntos, o quarteto fictício formado pelos descolados 2-D, Murdoc, Noodle e Russel hipnotizaram muita gente sobretudo depois do lançamento do primeiro disco há duas décadas atrás. Um mistura eclética que foi do hip-hop ao punk rock, numa pegada leve, moderna e com cara de série animada nos clipes lançados.

Hits como “Clint Eastwood”, “Tomorrow Comes Today” e “19-2000” ainda são lembrados por quem assistia os clipes ou andava com os sons colados no ouvido nos aparelhos mp3 ou nas ondas da União FM (como o é até hoje, claro!). Agora, 20 anos depois, o projeto planeja uma jornada ao passado e celebrar a efeméride do lançamento com uma reedição em vinil.

O boxset reunirá o álbum original e uma coletânea especial com demos da época, além de “Laika Come Home”, disco de remixes em formato dub e reggae feito pela banda britânica Spacemonkeyz em cima do trabalho do Gorillaz e que nunca havia sido lançado em LP. Ainda no box, a gravação de um show completo em Londres, em 2001, e um livreto de 27 páginas com um dossiê daqueles: documentos “vazados”, memorandos, faxes e desenhos raros de Jamie Hewlett.

A primeira edição do box comemorativo, em edição limitada, sai no dia 10 de dezembro, mas já é previsto uma nova edição ainda mais abrangente para 2022. E quem quiser voltar no tempo dos quatro malucos e não aguentar esperar até o próximo ano, esta primeira edição está custeada por “apenas” 170 euros (R$ 1.060).

É… 20 anos parece que não passam, mas passam, por mais atual que Gorillaz possa lhe parecer!

Ver mais novidades