Pela primeira vez na história, uma banda de rock que canta em espanhol poderá fazer parte do Rock & Roll Hall Of Fame. Os mexicanos do Maná estão na lista de pré-indicados da “turma de 2025”, ao lado de nomes como Oasis, Mariah Carey, Outkast e White Stripes. Caso sejam escolhidos, eles não serão os primeiros nascidos no México a fazer parte do Hall da Fama – o guitarrista Carlos Santana foi induzido em 1998, mas marcarão uma importante mudança na entidade. Até hoje, nenhum artista que não cantasse em inglês teve seu nome considerado.
O Maná tem suas origens no final dos anos 70 com a banda Sombrero Verde. Após dois discos, a banda foi remontada com novos integrantes e nome, vindo a se tornar um dos grupos mais populares do mundo latino a partir da década de 90.
Demais Indicados

Os “novatos” da lista são os White Stripes. O duo lançou seu disco de estreia em 1998 e explodiu no início da década seguinte. Se forem eleitos, Jack White e Meg White serão os primeiros nomes do rock do século 21 a fazer parte do Hall da Fama. A honraria também poderia estimular Meg, que hoje vive longe dos holofotes, a se juntar ao antigo parceiro, nem que por apenas uma noite.
Outras possíveis reuniões seriam a da dupla de hip-hop Outkast e a do baixista Peter Hook com o restante do Joy Division e New Order.
Mariah Carey e Cindy Lauper são as representantes da música pop na lista. Joe Cocker, se entrar, será reconhecido postumamente, 11 anos após a sua morte. Completam a lista Billy Idol e o Soundgarden.
O número de escolhidos não é fixo – em 2024 foram oito nomes e em 2023 sete, por exemplo. Os eleitos são decidios por uma grande comissão formada por performers, jornalistas e figuras da indústria da música. Há também a votação popular que costuma influenciar bastante o resultado final. As eleições já estão abertas.