Musica inédita dos Beatles com auxílio de IA deve sair no fim do ano

Ela de novo, a Inteligência Artificial. O hype de Ringo Starr e Paul McCartney sobre a nova (e aguardadíssima) música dos Beatles repercutem velozmente nas redes sociais. Os dois afirmam que a pretenção é lançar a faixa no final do ano e que a nova produção contará ainda com vocais extraídos dos saudosos John Lennon e George Harrison, pra melhorar ainda mais o quadro.

Teve quem torceu o nariz com a notícia, sobretudo sobre a qualidade e também o direito de Starr e McCartney produzirem tal canção utilizando-se da tão falada IA. Porém, Ringo afirmou que os Beatles “nunca falsificariam os vocais dos membros para uma faixa” e que, em vez disso, seria usado o emprego da tecnologia para melhorar a qualidade de trechos gravados anteriormente.

“Conseguimos extrair a voz pura de John por meio de inteligência artificial para mixar a faixa, como faríamos normalmente”, disse McCartney em outra declaração. “A montagem vocal foi feita com a assistência de Peter Jackson e utilizando a mesma tecnologia de mixagem baseada em IA, que foi essencial para o documentário dos Beatles “Get Back“. “Esta foi linda e é a última faixa que você ouvirá com os quatro rapazes. E isso é um fato”, reafirma Starr.

O baterista ainda não confirmou, no entanto, o nome da música, mas o fato da participação de Harrison quase certamente significa que a faixa é “Now and Then”. Esta demo em questão faz parte de uma fita cassete que Lennon gravou antes de ser assassinado, em 1980. Nos anos 1990, Yoko Ono deu a fita para McCartney, uma preciosidade que continha diversas músicas.

Naquela ocasião, a banda trabalhou as canções “Free As a Bird” e “Real Love”, que forma incluídas como músicas-simoblo de reunião na compilação “The Beatles Anthology“.

Ver mais novidades