A música evoca memórias, tem a capacidade de driblar o esquecimento e provoca estímulos que fogem muito à mera recepção da sonoridade. Ela nos transporta para lugares que podem envolver cheiros, cores e sabores. O nome dado a esse fenômeno é sinestesia, que cruza sensações diferentes a partir de um mesmo estímulo.
Inclusive, alguns artistas talentosos possuem a condição sinestésica de involuntariamente experienciarem várias sensações no processo de composição, enxergando imagens mentais e até mesmo sentindo o gosto da canção. Billie Eilish diz que isso inspira seu processo criativo. Para ela, “Bad Guy” é amarela, vermelha, representada pelo número 7, morna como um forno e cheira a cookies.

A partir dessa noção, a rádio estadunidense Dublab, em parceria com a organização não lucrativa The Institute of Art And Olfaction e o coletivo de criadores e designers Big House, teve a ideia de transformar a essência de uma música em uma essência aromática. Dessa forma, lançaram o Nose Music, uma caixa que contém dez frascos de perfume inspirados em álbuns clássicos e inovadores.
Os discos selecionados são diversos; vão desde Nina Simone a Mutantes. São eles:
– Wild is the Wind (Nina Simone)
– The Velvet Underground & Nico (The Velvet Underground & Nico)
– Os Mutantes (Os Mutantes)
– World Galaxy (Alice Coltrane)
– Another Green World (Brian Eno)
– King Tubbys Meets Rockers Uptown (Augustus Pablo & King Tubby)
– Upside Down (Fela Kuti)
– Songs In The Key Of Life (Stevie Wonder)
– Computer World (Kraftwerk)
– Purple Rain (Prince)
A iniciativa é uma arrecadação de fundos para o Dublab e para as explorações futuras da IAO (The Institute of Art And Olfaction) nos campos do áudio e do olfato. O preço de cada caixa é de 200 dólares nos EUA (aproximadamente mil reais, na cotação atual), e vem com dez cards de artistas plásticos como Sara Gossett, a havaiana Kris Chau e o japonês Tokio Aoyama.