Oscar anuncia mudanças para ser mais inclusivo

A partir de agora, para ser eleito o melhor filme pelo Oscar, os filmes terão que atender aos novos padrões de inclusão e diversidade, a partir de 2024. Nesta semana, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou novos padrões de representação e inclusão para elegibilidade ao Oscar na categoria de melhor filme.

Segundo a nota divulgada, estes critérios são “projetados para encorajar a representação equitativa dentro e fora da tela a fim de melhor refletir a diversidade da exibição de filmes público “. Para o 96º Oscar em 2024, os filmes que disputarem o melhor filme devem atender a dois de quatro padrões para serem considerados elegíveis.

Os quatro padrões investigam como os filmes surgem, a partir das histórias que contam aos executivos que os lideram e comercializam, ao mesmo tempo em que abordam gênero, orientação sexual, raça, etnia e deficiência.

O Padrão A, por exemplo, exige que um filme enviado para melhor filme tenha pelo menos um dos atores principais ou atores coadjuvantes significativos de grupos raciais ou étnicos sub-representados; ou ter pelo menos 30% de todos os atores em papéis secundários e secundários de grupos sub-representados (incluindo mulheres); ou ter um enredo, tema ou narrativa principal centrado em um grupo sub-representado.

Mas nem todos os filmes inscritos para melhor filme precisam atingir esses alvos. O Padrão B se concentra na diversificação das funções de liderança criativa e da equipe.

O padrão C é focado no acesso à indústria, exigindo que o filme ofereça oportunidades de aprendizagem e estágio remuneradas para grupos sub-representados, ou oportunidades de treinamento e desenvolvimento de habilidades para a equipe sub-representada.

Já o padrão D exige que o marketing, a publicidade e a distribuição de um filme tenham vários executivos seniores internos de grupos sub-representados.

O prêmio de melhor filme, que é entregue aos produtores de um filme, é a única categoria em que todos os membros da academia de cinema podem votar. Todas as outras categorias serão mantidas com seus requisitos de elegibilidade atuais, sem alterações.

Ver mais novidades