Um percussionista carioca de fama internacional está prestes a se tornar o primeiro brasileiro a ganhar seu nome eternizado numa estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Você pode até não conhecer seu nome, mas certamente já dançou ao som de suas batidas. Afinal, Paulinho da Costa já tocou no álbum mais vendido de todos os tempos, Thriller, de Michael Jackson, e True Blue, sucesso mundial de Madonna, além da trilha sonora de Embalos de Sábado à Noite.
Mas foi bem mais que isso: o músico participou de sessões no estúdio com artistas como Celine Dion, Whitney Houston, Stevie Wonder, Elton John, Earth, Wind & Fire – sem contar medalhões brasileiros como Elis Regina e Milton Nascimento, entre dezenas de outros grandes nomes. Hoje, com 77 anos, Paulinho mora em Los Angeles, na Califórnia, desde 1973.
O convite para “virar uma estrela” em Hollywood é feito pela Câmara de Comércio de Hollywood, que administra o local visitado por dez milhões de pessoas por ano desde 1960. Mas também é possível indicar um nome para a lista de homenageados. O pagamento pra fazer a inscrição é US$ 275. Se o pedido for aceito, o custo da estrela é US$ 85 mil.
O valor é alto porque as cerca de três mil estrelas atualmente na lendária Sunset Boulevard custam caro e exigem manutenção periódica. São feitas de um material composto por mármore, quartzo, granito e vidro, com detalhes em cobre e zinco. Por ano, o comitê recebe 200 sugestões, e seleciona 30 nomes com comprovada relevância artística.
Com seu nome selecionado e aprovado em junho, Paulinho tem a honra de ser o primeiro brasileiro a ganhar esse reconhecimento. A cantora e atriz Carmen Miranda possui a sua estrela, mas é bom lembrar que ela nasceu em Portugal.
A lista de homenageados com a estrela na calçada da fama deste ano contam com os nomes de Miley Cyrus, Timothée Chalamet e Demi Moore, entre outros.