Polêmica da geração Z: Uma em cada três pessoas não sabe quem são os Beatles e outros nomes, diz estudo

Dizem que a história sempre é preservada, de uma forma ou de outra, para que as futuras gerações saibam quem foram os precursores e entendam como certos processos e obras do passado levaram ao consolidação do presente e o futuro de algo. E a música, em suas diversas facetas, não escapa desta mesma lógica: afinal, se o som é o que é hoje, ele evoluiu a base de descobertas, experimentações e sucessos criados por nomes no passado.

Mas, e se você chegasse para alguém da mais recente geração e, por exemplo, perguntasse a ela se ela sabe quem são os Beatles e, no momento de confusão, recebesse uma temida resposta negativa? Foi o que um estudo britânico descobriu um ponto curioso da geração Z: alguns nomes conhecidos são lembrados de primeira, mas aprofundar a pergunta ou questionar sobre outras bandas, como até mesmo o U2, podem resultar em desconhecimento.

O estudo foi encomendado pela companhia britânica Roberts Radio sobre como a música pop trafega através de gerações. Foi descoberto que muitos nomes do universo musical podem se manter em destaque ao longo dos anos, mas outros desaparecem quase que completamente. A Roberts ouviu um total de 2.000 entrevistados no Reino Unido para descobrir o quão familiarizadas as pessoas estão com os principais artistas do mercado mundial.

Os entrevistados da Geração Z, que envolve pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010, foram questionados sobre o conhecimento a respeito de artistas mais antigos. Sem surpresa, grandes nomes como Beatles, Elvis Presley e Whitney Houston eram lembrados de pronto, mas pelo menos uma em cada três pessoas não soube dizer quem são os Beatles e duas em cada três não conheciam o U2.

Outro dado da pesquisa que dá susto é de que o trabalho de nomes como Beach Boys e The Supremes estão, aos poucos, perdendo influência entre as gerações mais jovens, e o que pode explicar este parâmetro é um dado assustador: um terço dos entrevistados da Geração Z afirmou que não ouviria uma música mais velha do que eles.

Naturalmente, o mercado musical mudou muito desde os anos 1970 e 1980, em parte influenciados por novas descobertas ou até mesmo redescobrindo influencias do passado e atualizando os ritmos. No entanto, mudanças não são problema, pois o mesmo estudo identificou que apenas 18% das pessoas de todas as idades ouvidas pela pesquisa admitiram que têm dificuldade em se relacionar com músicas lá do passado.

É o efeito do tempo, mas a história, essa sim, preserva justamente os nomes mais influentes no seu merecido local de destaque, como nós da União FM o fazemos dia e noite, entre todas as décadas. Embaixo você tem a lista do top-10 dos artistas das antigas mais conhecidos por quem nasceu depois dos anos 1990:

1º – Beatles – 68.97%
2º – Elvis Presley – 67.24%
3º – Whitney Houston – 67.24%
4º – Queen – 66.81%
5º – Madonna – 62.07%
6º – Paul McCartney – 57.76%
7º – Prince – 56.03%
8º – David Bowie – 53.88%
9º – Tina Turner – 53.45%
10º – Pink Floyd – 51.72%
11º – Bon Jovi – 51.72%
12º – Blondie – 46.55%
13º – Beach Boys – 42.24%
14º – Phil Collins – 42.24%
15º – Bee Gees – 41.81%

Ver mais novidades