O Martin D-18E, usado por Kurt Cobain na gravação histórica do MTV Unplugged do Nirvana garantiu seu lugar nos recordes: ele se tornou o violão mais caro do mundo. Em um leilão realizado em 2020, o instrumento atingiu a cifra impressionante de US$ 6,1 mi.
O empresário Peter Freedman, fundador da RØDE Microphones, arrematou a peça. Contudo, o violão de Kurt não ficou em posse particular, ele o doou ao Royal College of Music, em Londres. O objetivo da doação é público e o empresário quer que a visibilidade e o valor da relíquia beneficiem jovens músicos. Além disso, uma exposição itinerante internacional deve apresentar o famoso instrumento ao público a partir do próximo ano.

No museu da faculdade, o violão do líder do Nirvana divide o espaço com outra raridade: a guitarra mais antiga do mundo, fabricada em Portugal em 1581. E uma curiosidade mais: o violão de Kurt Cobain foi modificado uma vez que o vocalista era canhoto, invertendo assim a ordem das cordas e trocando o captador original.




