Projeto “O Baile da Tamborada” viaja pelo RS com protagonismo aos tambores na música gaúcha

Já tradicional em Pelotas e reconhecida em todo Rio Grande do Sul, a Tamborada encara um novo projeto no início de 2023. O evento “Baile da Tamborada”, projeto  financiado pelo Pró-Cultura do Estado, chega a cinco cidades do Rio Grande Sul com muita música através do Tambor Praieiro e o Tambor de Sopapo.

Tendo estreado em Cidreira, no início deste mês, o projeto tem prevista a passagem por mais três cidades: Em 29 de março no sul do estado, em Rio Grande. Já em abril já são duas paradas confirmadas: Caxias do Sul, no dia 15, e o encerramento em Porto Alegre, no dia 18. O calendário ainda reserva uma cidade surpresa, que será divulgada nas próximas semanas. As apresentações são abertas ao público.

Para o idealizador do projeto, o artista Kako Xavier, o Baile é “bem gaúcho”, como se vê nos CTGs, mas com a particularidade do destaque especial aos tambores que o acompanham, além de contar com músicas autorais.

Vale destacar que o Baile da Tamborada é mais uma realização do grupo cultural Tamborada. Criado em 2009 por Kako, o grupo é formado por pessoas de diferentes idades, reunidas pela paixão pelos tambores. Na Casa do Tambor, localizada na Praia do Laranjal, em Pelotas, os integrantes realizam oficinas e aprendem a tocar e produzir os tambores utilizados nas apresentações do grupo.

Para acompanhar todos os detalhes da realização, basta acompanhar as páginas do Baile da Tamborada e da Casa do Tambor no Instagram.

Ver mais novidades