“Real oficial”: Dua Lipa recebe título de cidadã albanesa

Se você perguntar, relembrando por alto as tensões do Kosovo, qual é o albanês mais ilustre vindo daquele canto conturbado dos Balcâs, o que você responderia? Pois é, quando era criança, talvez Dua Lipa nunca pensou onde pudesse chegar levando consigo os traços da terra-natal de seus pais – Anesa e Dukagjin Lipa – donde vieram um dia para Londres para tentar a vida e escapar da crueldade e das disputas que marcaram aquela região pelos anos 1990.

Kosovar de origem albanesa (assim como Rita Ora), a cantora agora pode se considerar uma albanesa de papel passado e tudo. Neste último domingo (27) ela recebeu, em uma cerimônia privada, o título de cidadã albanesa entregue pelo próprio presidente do país, Bajram Begaj, e prefeito da cidade de Tirana, a capital do país, Erion Veliaj.

A solenidade ocorreu antes da comemoração do 110º aniversário da independência da Albânia do império otomano. Segundo o presidente Begaj, a cantora recebeu tal título por “divulgar o país internacionalmente através de sua música e tornar o povo famoso em todo o mundo”.

Antes de fazer o seu juramento de cidadania, entre as pompas e emoções, Dua Lipa brincou que, a partir de agora, é uma “albanesa real oficial” com registro para poder comprovar. “Eu também serei uma albanesa com documentos. é uma alegria indescritível”, disse ela, toda cheia de alegria, aproveitando para compartilhar uma homenagem a independência albanesa no Instagram.

Para recordar, Kosovo teve sua independência declarada em 2008 (não reconhecida pela Servia, que ainda briga pelo território), sendo assim considerado um país autônomo do Leste Europeu. Antes do processo, a região era habitada aproximadamente por 2 milhões de habitantes, sendo 90% delas sendo de origem albanesa, como a família de Dua Lipa, e o resto formado por sérvios.

O Kosovo é uma nação dita independente, mas seus habitantes de origem albanesa são considerados também parte da República da Albânia, país este que já foi chamado de “Coréia do Norte da Europa” pelo seu isolamento político no período comunista e que, hoje, busca entrar na União Europeia e destaca-se pelo turismo em suas belas praias.

Ver mais novidades