Rick Davies, vocalista e fundador do Supertramp, morre aos 81 anos

A semana começou com uma partida triste no mundo da música, sobretudo nos quadros de uma das bandas mais queridas pelos fãs. O co-fundador, vocalista e tecladista do Supertramp, Rick Davies, morreu no último sábado (6), aos 81 anos em sua casa depois de uma longa luta contra um mieloma múltiplo que travava desde 2015.

A informação foi confirmada por representantes do músico e começou a virar destaque nos veículos especializados apenas no domingo. Davies era o único integrante original do Supertramp presente em toda a trajetória do grupo e era o líder da banda desde a saída do também fundador e ex-parceiro de composições Roger Hodgson, em 1983.

Inglês de Swindon, Davies nasceu em 1944, filho de uma cabeleireira e de um marinheiro. Iniciou sua carreira musical ainda jovem, em 1959, e formou sua primeira banda em 1962. Sete anos depois, junto de Hodgson, fundou o Supertramp a partir de um anuncio de jornal em busca de músicos. Um ano depois da criação do grupo, em 1970, lançavam o álbum de estréia e traçariam novos caminhos criativos dentro do Rock Progressivo.

Com o tempo, Davies se consolidou como vocalista em várias faixas icônicas, interpretando canções que se tornaram conhecidas, como “Bloody Well Right”, “Goodbye Stranger” e “Crime of the Century”. O Supertramp ganharia destaque internacional a partir de discos como “Crime of the Century” (1974) e “Breakfast in America” (1979), com faixas como “The Logical Song” e “Take the Long Way Home”.

A banda entrou pelos anos 1980 cravando ainda alguns outros sucessos como “My Kind of Lady” e “It’s Raining Again“, porém a relação criativa entre Davies e Hodgson estava se deteriorando rápido e culminou na saida de Roger do grupo, formalizada com um show em Berlim em 1983. Rick permaneceu firme a frente da banda, mas nunca mais veriamos ele e Hodgson juntos no palco novamente com o passar dos anos.

Virtuoso nos teclados, Davies criou linhas melódicas únicas que marcaram alguns dos principais hits do Supertramp ao longo dos anos. O arranjo de “Goodbye Stranger” e a sua voz a frente, por exemplo, são algumas das notas mas marcantes da banda que releu caminhos do Rock Progressivo e escreveu uma linda história em conceito e som que dura até hoje, marcada inclusive pelo contraponto vocal com Hodgson, cujas brigas impediram uma reunião completa da velha legenda musical britânica.

Rick Davies era casado com Sue, que passou a gerenciar a carreira do Supertramp a partir de 1984, e residia na cidade de Long Island, no estado de Nova York, nos EUA.

Ver mais novidades