Voz de grandes sucessos do Fleetwood Mac, Christine McVie morre aos 79 anos

Uma das mais marcantes bandas do Rock setentista perdeu neste último dia de um novembro tão pesado para a música a sua mais importante voz em todos os tempos. Cantora, compositora, tecladista e dona do vocal de grandes sucessos do lendário Fleetwood Mac, Christine McVie morreu nesta quarta-feira (30). Cala-se, assim, a voz marcante de algumas das mais importantes passagens da banda na história da música, responsável por levar a banda a um patamar de gigante entre os grandes grupos dos anos 1970 e 1980.

Ela estava internada em um hospital há algum tempo e a causa da morte não foi divulgada até o momento pela família da cantora. “Ela morreu pacificamente no hospital na manhã desta quarta-feira, após uma curta doença. Ela estava na companhia de sua família”, diz o comunicado. O Fleetwood Mac também lamentou a perda de sua grande voz e compositora nas redes sociais, “ela era a melhor musicista que alguém poderia ter em sua banda e a melhor amiga que alguém poderia ter em sua vida. Tivemos muita sorte de ter uma vida com ela. Individualmente e juntos, estimamos profundamente Christine e somos gratos pelas memórias incríveis que temos. Ela fará muita falta.”, diz a nota da trupe.

Nascida na pequena cidade britânica de Bouth, Anne Christine Perfect tinha influencias musicais na família, sobretudo do avô, organista na Abadia de Westminster. De artista sem dinheiro e vitrinista de lojas de departamentos, a garota viu seu destino mudar de uma hora para outra no mundo da musica depois de casar-se com John McVie, integrante do ainda iniciante Fleetwood Mac e que a convidou para integrar o grupo pouco tempo depois.

Mesmo diante de momentos conturbados nos bastidores, a banda cresceu muito quando trocou a ilha da Grã-Bretanha pelos EUA. Era a melhor fase do Mac, onde junto de Christine e de John estavam personas como Stevie Nicks, Mick Fleetwood e Lindsey Buckingham. Foi durante um período movimentado na vida de McVie, a sua separação do marido em 1976, que nasceria a obra-prima da banda: o disco “Rumors“, lançado um ano depois e com composições que guindaram a trupe a um patamar único, emplacando melodias eternas como “Go Your Own Way“, “Don’t Stop”, “Dreams” e “You Make Loving Fun“.

https://www.youtube.com/watch?v=lk2yXIGQ394&ab_channel=ClassicClipChannel

O talento de composição e música de Christine ficou impresso ainda em outras faixas conhecidas da banda, como “Think About Me”, “Everywhere“, “Hold Me” e “Little Lies”. Entre idas e vindas, o Mac foi se levanto até 1998, quando entrou com a formação clássica para o Hall da Fama do Rock ‘n Roll. Christine “saiu da banda” depois de 1998 e praticamente ficou reclusa do cenario musical, aparecendo esporadicamente em momento da trupe e em discos solo.

De qualquer forma, é impossível dissociar Christine McVie de grandes passagens do Fleetwood Mac ao longo do tempo. A voz levemente empostada, as inspirações tomadas de situações que vivia nos bastidores e imortalizaram grandes sucessos, tudo isso faz parte da história de uma das mais marcantes vocalistas do Rock internacional e que, claro, vai deixar uma lacuna única no ar.

Ver mais novidades