Nesta terça (06), às 18h30min, o renomado cantor e compositor Zeca Baleiro estreia seu quinto livro, Memórias do Estaleiro (e outras memórias mais) no 1º FiliGram – Festival Internacional de Gramado, que acontece no Lago Joaquina Rita Bier. A obra, que exigiu uma longa pesquisa sobre a vida do artista maranhense, compartilha dor, saudade, alegria e perdas através de imagens do início de sua carreira até o ano de 2004, embaladas num projeto gráfico assinado por Andrea Pedro.
O livro busca contar um pouco mais da história do cantor e compositor, com imagens da carreira do artista pós-disco. A maior parte das fotos flagra o início de carreira, desde os tempos em que compunha trilhas para teatro infantil em São Luís, os primeiros passos autorais e as mudanças para Belo Horizonte e São Paulo, até a gravação do primeiro CD e o reconhecimento público. Ele lançou o álbum de estreia “Por Onde Andará Stephen Fry?”, em 1997, e desde então divide-se entre as funções de autor, intérprete e produtor.
A programação do FiliGram tem atividades desde as 9h da manhã e alguns destaques como o show poético musical e uma palestra o autor infantil Kalunga, às 9h e 10h30min, respectivamente no auditório e miniauditório. Às 15h15min, tem o Especial que reúne o festival Folio, de Óbidos e a FiliGram – Parcerias Internacionais, com Margarida Reis e Telmo de Sousa Félix (Folio/Portugal) e Ricardo Reginato e Luia Barbacovi (FiliGram/Gramado. Detalhes sobre a programação do festival pelo www.filigram.com.br.