Sucesso de audiência na TV e internet, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que está acontecendo nos Estados Unidos, tem também o seu impacto no mundo da música. A canção tema da competição que toca na transmissão e nos estádios já era, digamos assim, um “sucesso de público” entre os torcedores europeus.
O refrão “Na Na Na” se transformou canto de torcida no Reino Unido e vem sendo tocada desde os anos de 2010, em outros países também. Além disso, a faixa se tornou um viral e já é familiar para muitos usuários do TikTok.
Mas, afinal de contas, qual é o nome da música e quem a canta? A voz da música é de Gala (Gala Rizzatto), cantora italiana nascida em Milão, na Itália, em 1975. Ela se mudou ainda jovem para os Estados Unidos, onde estudou música e deu início à sua carreira. Em 1997, ela lançou o seu primeiro disco “Come Into My Life“, e é deste álbum que “Freed From Desire” faz parte. Este é o nome da famosa “Na Na Na” que viralizou na internet e se tornou tão popular nos estádios. A faixa fez sucesso especialmente nas paradas europeais, quando foi lançada.
Mesmo tendo êxito com seu primeiro disco, Gala entrou em um hiato indefinido, após a morte de seu empresário Steve Fargnoll (que também trabalhava com Prince). Sentindo ter pouca liberdade artística, ela preferiu deixar a sua gravadora europeia e fixar residência no Brooklyn, em Nova York. E de volta aos Estados Unidos, ela decidiu formar a sua própria gravadora e redefiniu seu som e carreira.
Porém, a pausa foi longa. Em 2009, ela oficializou o retorno às paradas com o single “Faraway“. A faixa fez sucesso moderado, com destaque especial na Grécia. No começo dos anos 2010, os torcedores de futebol pela Europa adotaram o refrão de “Freed From Desire” em cânticos festivos. Talvez o ponto de partida tenha sido com a torcida da Irlanda do Norte, que adaptou a letra da música para celebrar o seu atacante, Will Grigg.
E na Eurocopa de 2016, a música ganhou popularidade de vez com os cantos dos torcedores irlandeses. A música acabou sendo adotada por torcedores de outros países e, nos anos seguintes, nos clubes de futebol espalhados pelo continente.
Na internet, o hit de Gala tem o seu sucesso comprovado com os números nas plataformas de streaming. No Spotify, por exemplo, a faixa original soma mais de 630 milhões de streams. As versões remix da faixa, por sua vez, tem mais de 57 milhões de streams.
No YouTube, o clipe oficial da música já chegou a marca de 373 milhões de visualizações (sem contar os vídeos das performances ao vivo, que também somam milhões).