Led Zeppelin: Icônico álbum “Physical Graffiti” celebrará 50 anos de com EP

O Led Zeppelin celebrará o 50º aniversário de seu icônico sexto álbum, “Physical Graffiti”, com dois lançamentos: um novo EP ao vivo e uma edição deluxe atualizada do álbum de estúdio. Ambos chegarão em 12 de setembro de 2025.

O EP apresenta gravações ao vivo de “In My Time of Dying” e “Trampled Under Foot” de Earl’s Court, em 1975, ao lado de “Sick Again” e “Kashmir” de Knebworth, em 1979. Essas apresentações ao vivo foram originalmente lançadas em DVD em 2003 e, portanto, aparecem em CD e vinil pela primeira vez. A edição de 50º aniversário do set de 3 LPs da “Physical Graffiti Deluxe Edition” de 2015 apresenta um disco de áudio complementar e um novo pôster promocional do álbum.

Originalmente lançado em 24 de fevereiro de 1975, nos EUA (e quatro dias depois no Reino Unido), “Physical Graffiti” alcançou imediatamente o status de vendas de Platina e foi recentemente certificado 17x Platina.

Geralmente considerado um dos maiores álbuns duplos de todos os tempos, as 15 faixas originais representam um tour de force criativo que explora a gama musical dinâmica da banda, do rock energético de “Custard Pie” à construção exótica de “Kashmir” e ao groove funky de “Trampled Under Foot”. “Vai de um extremo ao outro, mas ao mesmo tempo, é muito evidente que é o Zeppelin. Eu amo o álbum e ele funciona como um álbum duplo. Há algumas faixas incríveis e potentes” diz o vocalista Robert Plant.

Physical Graffiti” foi composto por novas composições, incluindo “Kashmir”, “Sick Again”, “Ten Years Gone”, “The Wanton Song”, “Custard Pie”, “Trampled Under Foot” e “In My Time of Dying”, bem como canções não lançadas de sessões de álbuns anteriores: “Houses of the Holy”, “The Rover”, “Black Country Woman” (das sessões de “Houses of the Holy”), “Down By the Seaside”, “Boogie With Stu”, “Night Flight” (das sessões de “Untitled”, também conhecido como “Led Zeppelin IV”) e “Bron-Yr-Aur” (das sessões de “Led Zeppelin III”).

“Tínhamos material suficiente para um LP e meio, então eu pensei: ‘Vamos lançar um álbum duplo e usar parte do material que tínhamos feito anteriormente, mas nunca lançado’. Eu sempre achei que a sequência de um álbum era realmente importante e isso fazia parte do meu papel como produtor”, afirma o guitarrista Jimmy Page.

O trabalho não foi apenas o primeiro LP duplo da banda, mas também o primeiro lançamento em seu novo selo, Swan Song, que foi lançado em maio de 1974. O lançamento do álbum foi anunciado pela primeira vez em 13 de novembro de 1974. Um anúncio do LP original foi publicado na edição de 8 de março de 1975 da Record World. “Sou um grande fã de ‘Physical Graffiti’”, diz John Paul Jones. “[Ele] tinha um alcance muito amplo. Provavelmente foi um auge.”

Após a turnê de 10 semanas pela América do Norte, que durou de janeiro a março de 1975, o Led Zeppelin fez cinco noites com ingressos esgotados no Earl’s Court de Londres em maio de 1975. Inicialmente, três shows foram anunciados, com outros dois adicionados após a tremenda demanda por ingressos. “Na última noite em Earl’s Court, tocamos ‘Heartbreaker’, ‘Black Dog’ e um pouco de ‘Out on the Tiles’. Com as canções de ‘Physical Graffiti’, temos uma gama muito ampla de material”, afirmou à época das turnês o saudoso baterista John Bonham.

A banda foi a atração principal nas duas noites do Knebworth Festival, que aconteceu na Knebworth House, Hertfordshire, Inglaterra, em 4 e 11 de agosto de 1979. Essas foram as primeiras apresentações ao vivo do Led Zeppelin desde sua turnê norte-americana de 1977, e suas primeiras datas no Reino Unido desde os shows de Earl’s Court em 1975.

Ver mais novidades