Biblioteca do Congresso dos EUA adiciona ABBA, Elton John e outros artistas ao Registro Nacional de Gravações

Novas canções serão preservadas na Biblioteca do Congresso dos EUA! A instituição revelou sua aguardada lista anual de 25 gravações de áudio selecionadas para integrar o prestigiado Registro Nacional de Gravações. Entre as escolhas, destacam-se álbuns emblemáticos do ABBA, Blondie e uma variedade de outros artistas aclamados.

Carla Hayden, bibliotecária do Congresso, expressou o orgulho da instituição em preservar os sons que compõem a história e a riqueza cultural dos EUA: “Selecionamos tesouros de áudio dignos de preservação com nossos parceiros este ano, incluindo uma ampla variedade de músicas dos últimos 100 anos, bem como comédia. Ficamos entusiasmados ao receber um número recorde de nomeações públicas e agradecemos a opinião do público sobre o que devemos preservar a seguir”.

O anúncio da nova seleção ocorreu logo após a transmissão de um especial da PBS, onde a Biblioteca do Congresso concedeu o prestigioso Prêmio Gershwin de composição a Elton John e Bernie Taupin. Instituído em 2007, este prêmio reconhece artistas cujo trabalho criativo é coletado e disponibilizado pela Biblioteca, celebrando a importância da música popular – reconhecendo seu papel vital na sociedade.

A honraria leva o nome de outra lendária dupla de compositores, George e Ira Gershwin, cujos trabalhos estão sob a guarda da Biblioteca. Em um comunicado, Carla Hayden destacou a relevância dos artistas: “Elton John e Bernie Taupin escreveram algumas das canções mais memoráveis das nossas vidas. Suas carreiras se destacam pela qualidade e amplo apelo de sua música e pela influência sobre seus colegas artistas”.

Elton John comentou sobre a honra do Prêmio Gershwin: “Tenho escrito músicas com Bernie há 56 anos e nunca pensamos que um dia isso poderia ser concedido a nós. É uma honra incrível para dois britânicos serem reconhecidos desta forma. Estou muito honrado”. Bernie Taupin também expressou sua gratidão: “Estar em uma casa junto com os grandes compositores americanos, até mesmo estar na mesma avenida, é uma lição de humildade, e estou absolutamente emocionado em aceitar”.

Esta adição ao Registro Nacional de Gravações reforça o compromisso contínuo da Biblioteca do Congresso em preservar e celebrar a diversidade e o impacto da música na cultura americana e global.

Confira a lista completa das canções adicionadas ao “National Recording Registry 2024“:

Clarinet Marmalade” – Lt. James Reese Europe’s 369th U.S. Infantry Band (1919)

Kauhavan Polkka” – Viola Turpeinen and John Rosendahl (1928)

Wisconsin Folksong Collection (1937-1946)

Rose Room” – Benny Goodman Sextet with Charlie Christian (1939)

Rudolph, the Red-Nosed Reindeer” – Gene Autry (1949)

Tennessee Waltz” – Patti Page (1950)

Rocket ‘88’” – Jackie Brenston and His Delta Cats (1951)

Catch a Falling Star” / ”Magic Moments” – Perry Como (1957)

Chances Are” – Johnny Mathis (1957)

The Sidewinder” – Lee Morgan (1964)

Surrealistic Pillow” – Jefferson Airplane (1967)

Ain’t No Sunshine” – Bill Withers (1971)

This is a Recording” – Lily Tomlin (1971)

J.D. Crowe & the New South” – J.D. Crowe & the New South (1975)

Arrival” – ABBA (1976)

El Cantante” – Héctor Lavoe (1978)

The Cars” – The Cars (1978)

Parallel Lines” – Blondie (1978)

La-Di-Da-Di” – Doug E. Fresh and Slick Rick (MC Ricky D) (1985)

Don’t Worry, Be Happy” – Bobby McFerrin (1988)

Amor Eterno” – Juan Gabriel (1990)

Pieces of Africa” – Kronos Quartet (1992)

Dookie” – Green Day (1994)

Ready to Die” – The Notorious B.I.G. (1994)

Wide Open Spaces” – The Chicks (1998)

Ver mais novidades


Warning: Array to string conversion in /var/www/clients/client25/web61/web/wp-includes/class-wp-query.php on line 3494