Gilberto Gil é eleito para a cadeira 20 na Academia Brasileira de Letras

Aos 79 anos, Gilberto Gil, é o mais novo imortal, eleito por maioria absoluta à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito com 21 votos, na tarde desta quinta-feira (11). Gil acompanhou a votação em casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, já que uma norma da ABL proíbe que candidatos participem da sessão. Também concorreram o poeta Salgado Maranhão (7 votos), e o autor e crítico literário Ricardo Daunt (nenhum voto).

Gilberto Gil é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical cuja obra se confunde com a própria música brasileira. O artista tem dois prêmios Grammy Awards, nos anos de 1998 e 2005. Ele também ganhou duas vezes o Grammy Latino, em 2001 e em 2002. Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela Unesco.

São dele os clássicos “Aquele Abraço”, “Vamos Fugir”, “A Novidade”, “Cálice”, “Esotérico”, “Divino Maravilhoso”. Ele tem uma extensa discografia com mais de 50 álbuns. Em 2001, Gil foi nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Ele também foi ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008, durante dois mandatos do ex-presidente Lula.

Gil deve assumir o posto em março de 2022, quando o órgão volta do recesso de fim de ano. Lembrando que Fernanda Montenegro passou a ocupar a cadeira 17, no dia 4 de novembro, aos 92 anos. Ela também foi eleita por maioria absoluta à cadeira 17 da ABL.

Ver mais novidades