Novo documentário mostra a visita dos Beatles à Índia

O encontro de um mochileiro canadense com os Beatles em um retiro espiritual na Índia, meio século atrás, é o tema de um novo documentário. Fotógrafo e cineasta, Paul Saltzman acaba de estrear do documentário Meeting the Beatles in India (“Encontrando os Beatles na Índia) filme que retrata a experiência transcendental dos fab four.

Saltzman pode ser um nome desconhecido para muitos, mas seu trabalho não. Ele é o responsável pelas imagens icônicas da estada dos Beatles na Índia, uma fase que conhecemos em grande parte graças a esses documentos fotográficos.

George Harrison foi o primeiro do grupo a ter experiências com a filosofia da Meditação Transcendental. Em 1968, toda a banda viajou para se estabelecer em Rishikesh para entrar nesta prática com Maharishi Mahesh Yogi, junto com personalidades como Mia Farrow.

Essa etapa mudaria o caminho estético da banda e sua vivência ali daria origem a muitas canções incluídas no White Album, como “Blackbird”, “Dear Prudence”, “Revolution”, entre outras. Embora na história dos Beatles esse estágio filosófico-criativo já tenha sido explorado, o novo documentário conta a história na perspectiva de uma pessoa que fez parte disso junto com a banda.

O filme, ainda sem data para estrear no Brasil, traz materiais de arquivo e cenas filmadas na Índia. Na época, o fotógrafo tinha 23 anos e recorreu à Meditação Transcendental como um meio de superar um rompimento. Enquanto estava lá, ele testemunhou uma explosão criativa dos garotos de Liverpool e neste filme ele revê até mesmo os lugares onde certas canções foram compostas.

Assista o trailer do documentário:

Ver mais novidades