Brian Wilson, líder e fundador dos icônicos Beach Boys, foi posto sob tutela em um tribunal de Los Angeles na última quinta-feira (9). A razão foi seu “grande distúrbio neurocognitivo” e incapacidade de “fornecer adequadamente às suas próprias necessidades pessoais de saúde física, alimentação, roupas ou abrigo”. E apesar disso, os companheiros da banda formada em 1961 ainda pretendem lançar músicas em um futuro próximo.
Aos 81 anos, Wilson foi diagnosticado com demência e, após a morte de sua esposa Melinda em janeiro último, ele terá que receber assistência de “representantes de longa data da família”. O comunicado divulgado sobre a decisão da justiça norte-americana foi que “o tribunal concluiu, com base em evidências claras e convincentes, que a tutela da pessoa é necessária e apropriada no sentido de que (Wilson) é incapaz de cuidar de (sua) pessoa”. E foi decidido que seus cuidados estarão nas mãos de Lee Ann Hard, seu empresário, e Jean Sievers, seu publicitário.
A família do vocalista também se pronunciou sobre a situação dizendo que “esta decisão foi tomada para garantir que não haverá mudanças extremas na família, e que Brian e as crianças que moram em casa serão cuidados e permanecerão onde são cuidados por Gloria Ramos e pela maravilhosa equipe da casa, que estão no local há muitos anos ajudando a cuidar da família”.
Brian poderá, portanto, desfrutar de sua família e amigos, continuar a trabalhar nos projetos atuais e participar de quaisquer atividades que escolher – e é isso que Mike Love espera. Em entrevista sobre o lançamento do documentário sobre os Beach Boys, o companheiro de banda e primo de Brian disse que ainda tem planos de lançar músicas novas. “Brian estava lembrando coisas que eu já havia esquecido sobre nossos dias de ensino médio. Sua memória de longo termo ainda está lá. E suas habilidades musicais, enquanto ele estiver vivo ele ainda vai tê-las”, contou Mike.
Bruce Johnston, outro membro da banda, também expôs seu apoio a essa nova fase dos Beach Boys. “Eu acredito que quando Brian e Mike se sentarem juntos no piano vai ser mágico, você simplesmente não consegue impedi-la”. Ele ainda completou : “É um novo dia agora e eu espero que possamos fazer alguma coisa juntos – todos nós – e vai ser incrível”.