Transações musicais: John Legend segue tendência e confirma venda de catálogo musical

Ele foi a última grande transação de catálogo musical em 2021, e a aposta é muito mais na novidade do que na antiguidade: John Legend seguiu a tendência de outros grandes artistas durante o ano e também vendeu o catálogo de composições por um valor não revelado às gigantes BMG e KKR.

Segundo a Music Business Worldwide (MBW), a KKR (por meio da afiliada DL Music IP) e BMG adquiriram uma participação de 50% cada uma no catálogo de Legend correspondente a materiais escritos entre o final de 2004 e o início de 2021. Um período que inclui musicas do álbum de estreia do cantor (“All Of Me”, de 2013), que registra mais de 1,6 bilhão de reproduções no Spotify.

O que torna diferente a aquisição do catálogo de John Legend é o contexto que ela é feita: trata-se de uma aposta no chamado “shallow catalog” (catálogos mais recentes) em vez de um investimento no que se chama “deep catalog” (catálogos mais antigos), como musicas de Bruce Springsteen e David Bowie, casos recentes de aquisição. Os grandes sucessos de Legend foram lançados nos últimos 15-20 anos, algo ainda recente e que pode vir a valer ainda mais com o que vier pela frente.

Ver mais novidades